quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

O surgimento da Academia

O principal foco da aula foi mostrar como surgiu a Academia. Para isso tivemos que entender o passado, os fatos que ocorreram anteriormente para assim entender o motivo da criação da Academia.
A idéia principal surge de uma pessoa livre (ou marginal), uma pessoa que não pertence ao mercado e assim tem a livre liberdade de criar, de fazer do jeito que ele achar melhor.
Na época do Renascimento (mais ou menos por volta do ano de 1500) o mercado de trabalho possuia artesãos anônimos (decoradores de arquiteturas, de objetos, ...).
Existia também os Messenas, artesãos contratados por famílias ou igrejas para decorar interiores, capelas, arquiteturas. Leonardo Da Vinci era um Messena. Ele, além de pintor artesão e estudante profundo de anatomia humana, ele criava coisas grandes, como por exemplo um tanque de guerra, que na época não existia mas hoje existem e são usados em todos os exércitos de guerra.
Um outro messena era Michelangelo, que foi contratado por João Paulo II para pintar a capela mais famosa atualmente.
Então os monárquicos absolutistas começam a investir em artistas para dar conta na criação das grandes cortes. A partir daí o mercado de trabalho de arte muda e os artesãos começam a trabalhar para os reis e não mais como anônimos. Foi então que começa a surgir as Academias, com o intuito de organizar diversas coisas dos artesãos, como a distribuição do lucro, participação, e etc., assim, criando padrões e normas a serem cumpridas.
Com esse mercantilismo a sociedade passa a ser grandes negócios, e os nobres de várias regiões se reuniam em um palácio de 418 quartos, onde rolavam constantes brigas, tumultos e mulheres urinando atrás das cortinas. Foi quando a Academia surgiu com um projeto de melhorar essa situação, e começou então a dar aulas de etiqueta e modos, danças, aulas de língua e escrita (pois os nobres assinavam coisas sem saber ler) para todos os nobres presentes, e assim o palácio viver em maior harmonia.
Aliás, as 1ªs escritas sobre arte nasce da Academia, ensinando técnicas sob regras e estruturas de arte. Assim os países europeus vão adotando esses padrões. Por isso inlcusive que os movimentos artísticos eram sempre idênticos em todos os lugares.
Com o decorrer dos anos e diversos fatos ocorridos, após a II Revolução Industrial (1811), a europa sofre um processo de industrialização. Os artistas ainda eram patrocinados pelas Academias.

Houve uma certa fuga do foco principal, pois foi contada a história da escultura de Eros e Psyche. Algo bastante interessante, mas no começo eu não consegui acompanhar quem é quem e quem teve filho com quem porque teve que fugir de alguém e esse alguém ia morrer. A única coisa que eu mais entendi foi que Pyche era uma princesa grega que fez de tudo, enfrentou as mais diversas dificuldades para reconquistar o amor de Eros, já que ela o havia traído.

Bom, esse é o post da última aula. Um pouco cansativo de ser lido, mas bastante curioso.

F-U-I

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

O início

Bom, pra começar eu queria apenas citar que não sei exatamente como que deve ser a postagem referindo-se aos conceitos de aula. Vou apenas comentar coisas que foram comentadas na aula, algo simples e nada muito cansativo.

Foi citado em aula a respeito do foco da matéria, os movimentos que estudaremos e até mesmo alguns sites foram passados pra ter base no que foi citado em aula.
Houve uma leve introdução de alguns movimentos e algumas curiosidades. Vou postar algumas das curiosidades citadas:
  • Os gregos na época eram grandes navegadores, e por isso aprenderam a fazer esculturas com os egípcios, pois navegavam pelo mar mediterrâneo porque vendiam vinho e azeite para os próprios egípcios (inclusive eles eram os maiores consumidores dos gregos).
  • A arte ocidental está impregnada do oriente, mais ou menos no ano de 1400 a 1600 D.C.
  • Até 1874 os movimentos ocidentais eram padronizados: Renascentista, Barroco, Neoclassicismo e Romantismo. A partir de 1874 "estouram-se" os padrões e começam a surgir diferentes movimentos que, de uma certa forma, estavam ligados uns aos outros.
  • Pablo Picasso e Gerges Braque inventaram o Cubismo, que é o entendimento do universo, discutindo conceitos e idéias baseadas nas descoberbas científicas.
  • A partir do séc. XX surgem os designers, após a Revolução Industrial.
  • A pop-art, surgida na década de 60 se propõe a romper a alienação, a consumação compulsiva e sem pensar.

Não sei se todas essas informações estão corretas. Algumas delas eu até procurei na internet pra ver se o que eu anotei estava certo ou se eu não consegui acompanhar tudo o que foi dito em aula. Alguns links eu colocarei futuramente. Preciso buscar referências mais verdadeiras antes de colocar qualquer bobagem.
Meu blog tá horrível, sem fundo nenhum e nem nada. Não tive tempo suficiente pra trabalhar em cima dele, apenas postar algo que realmente é necessário.

Por enquanto é só.

F-U-I