quarta-feira, 14 de março de 2007

Romantismo


História da Arte – 08/03/07
Movimento Romantismo – Artistas do Romantismo


A pintura romântica começa a se desenvolver na Europa, e suas características são as subjetividades e uma observação da vida pelo próprio individuo, sentimentos e sensações. Além dos elementos da natureza e o passado retratados de forma intensa. Em uma época de muitas revoluções uma das artes mais procuradas na época era o Ballet, muitos procuravam essa arte para fugir da realidade.
Na pintura romântica, os países que mais se destacam são a Inglaterra e a França. Na Inglaterra os pintores que mais se destacam são “Os Willians”, William Blake e William Turner. Blake era considerado o maior nome do movimento romântico. Além de pintor ele era ilustrador de livros. Sua pintura que mais se destaca é o senhor do tempo, que mostram dedos como ponteiros de relógio. Turner preferia as pinturas de paisagem, mar e rios, em suas obras ele se preocupava bastante com o encontro das cores. Em sua pintura Veneza, Turner retrata bem esse contexto de paisagem, uma característica importante nessa obra é que ele não vai estar mais preocupado com o acabamento das coisas, ele vai mostrar a representação da natureza, com uma sensação visual através de manchas. Outro pintor que retratava bem a questão da paisagem romântica era John Constable, que na obra A Catedral de Salisbury ele mostra uma natureza serena, os seres vivos tranqüilos e tudo em harmonia.
Já na França o grande nome foi Eugène Delacroix, o grande nome do romantismo francês, ele baseava-se em temas históricos e de caráter político na época, pintou A Liberdade Guiando o Povo, a obra vai tratar os revolucionários seguidos pelo um espirito de liberdade, onde no quadro uma mulher carrega a bandeira francesa. Outro pintor em destaque na França foi Camille Corot, que tambem retrata uma paisagem romântica, mostrando certa serenidade, uma calma em suas obras. Corot tambem não vai estar preocupado como o acabemento, utilizará as manchas.

Análise das Odaliscas.

Na odalisca de Ingres ela segue um padrão de beleza das mulheres gregas, ou seja, uma mulher magra, bonita. A arte neoclássica tinha como característica representar uma forma realista, os neoclássicos se preocupam bastante com o sentindo do perfeito. O retrato de Ingres é mostrado quase no quadro inteiro como um elemento principal, ela recebe bastante luz em contra posição do fundo que é bastante escuro.
Já na odalisca de Delacroix, ela não segue um padrão de beleza como na odalisca de Ingres, ela é mostrada de forma “gorda”. Ela não é um foco principal do retrato, pois há bastantes elementos juntos que causam uma sensação de que ela não é o principal do quadro. Além de não se importar com os acabamentos, ele preenche esses espaços com manchas, que ele coloca ate no rosto da odalisca que prejudicam a visão, pois não da pra perceber onde está o rosto e o fundo.

Um comentário:

Janjii Nataraj disse...

de novo esse termo "perfeito"
hoje na aula vcs vão ter que me aguentar com isso de novo ! risos,
Na análise das odaliscas creio que não fizeram uma observação atenta, perderam coisas super importantes como o clima, a sensualidade, os olhares, e esqueceram de dizer o que sentem ao observar essas pinturas.