quarta-feira, 21 de março de 2007

Manet e Monet

História da arte – 15/03/07
Modernismo – Impressionistas




O chamado movimento moderno começa a se desenvolver da primeira metade do século XX. O modernismo nada mais é do que uma tendência a aceitar novas inovações, ou seja, uma facilidade em adotar novas idéias. Dentro do modernismo existem algumas culturas que influenciam o movimento como a música, a arquitetura, o design e chamada Art Nouveau que influência as artes plásticas.
Na França surge o movimento impressionista, uma escola de pintura que se preocupa com o trabalho ao ar livre, não mais em estúdios. Uma das características da pintura impressionista é a questão principalmente da luz, além do movimento. Esses Artistas preferem a natureza para pintar, pois da para captar melhor essa questão da luz. Para uma pintura impressionista, existe uma série de orientações, como mostrar tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz natural, cores e suas tonalidades não deve ser misturado e etc.
Os pintores que se destacam são Claude Monet, Édouard Manet e Auguste Renoir. Claude Monet, com o quadro Impressão: O nascer do sol tela que da o nome ao movimento impressionista, que mostra um porto visto de manhã com reflexos do sol na água. Ele pintou também retrato de seu filho, Jean Monet, que apresenta máscaras de luz e vários tons de bege e verde. Garden at Sainte-Adresse, mostra um quadro que parece uma imagem real, a tela causa uma sensação de quem olha vê um monte de borrões agrupados, além da moça e do cavalheiro estarem vestidos como se ainda a burguesia ainda estivesse resistente. Monet utiliza bastante à natureza e ele não vai mais discutir o assunto, passa a discutir a luz.
Édouard Manet, utiliza os estilos de luz, sombra e pinta o nu como uma critica, era inconformado pela injustiça social e sua arte era de denuncia social. Na tela Portrait of Gilbert-Marcellin Desboutin , ele pinta o de fundo preto, coloca o personagem em luz para dar o contraste, luz essa de estúdio, calculada e programada. Um de seus quadros que mais criaram polêmica foi Olympia quadro este que mostrava o retrato da amante dos Ministros da França.

Nenhum comentário: