quarta-feira, 11 de abril de 2007

Movimento do Pontilhismo e Art Nouveau

Os Neo-impressionistas criam um movimento do pontilhismo. Esse pontilhismo propõe uma arte cientifica, além de estudar os efeitos visuais, a arte baseasse em pontos. Essa arte desenvolve em relação hoje com as artes gráficas. Um dos pioneiros do movimento pontilista, é o francês Georges-Pierre Seurat. Um de seus quadros que mais se destacam é Uma Tarde de Domingo na Ilha da Grande-Jatte, ele utiliza a técnica de pintar pequenos pontos de cores diferentes. Esses pontos vão se agrupando na percepção do olho humano, dependendo da colocação do observador. Seurat também tem seus quadros baseados na teoria da cor.


Um outro pintor francês que se destaca é Paul Signac, com seus trabalhos bem estilizados, ele trabalha com dois princípios da teoria da cor (para o entardecer), como no quadro Red Buoy. Em Portrait of M. Félix Fénéon, ele retrata atrás de um homem, uma forma de piscodelismo, uma ilusão em questão a mágica do personagem.



Art Nouveau

A chamada Art Nouveau tem como característica principal valorizar o trabalho artístico humano, diante do maquinismo e da produção em série. A arte passa a se devolver na Europa e na América. Em cada país o Art Nouveau busca características da região para suas obras, mas ele sempre trabalha com as formas orgânicas. Uma curiosidade é que a libélula é o símbolo do Art Nouveau.
O Art Nouveau começa a se desenvolver na Inglaterra com Willian Morris, sua arte é desenvolvida em papel de parede, elemento orgânico e com formas são buscadas na natureza, como flores. Outros artistas que se destacam é Christopher Dresser e Charles Rennie Mackintosh, que utilizava linhas retas e simples, além das formas.

Na França Hector Guimard, tem destaque ao utilizar peças orgânicas e pequenas curvas. Projetou as estações de Paris, ele substituía madeira por ferro e vidro. René Lalique fazia sua arte em vidros, ele trás um pouco do romantismo ao utilizar as ninfas e em jóias ao mostrar o símbolo do Art Nouveau, a libélula.

Na Bélgica Victor Horta era arquiteto e design, em suas obras ele não se limita só em esculturas. Uma de sua obra é onde ele faz uma sombra projetada na escada além de mostrar as curvas. Faz sua arte em vidros também, onde o Art Nouveau resgata essa idéia com cores e decorativos em floral.

Na Espanha Antonio Gaudi Cornet trabalha com a idéia de reciclagem, de aproveitar as coisas, ele também pega peças de demolição e cria mosaico. Na Alemanha Henry Van de Velde, se baseia ns artes gráficas.

Nos Estados Unidos Louis Comfort Tiffany desloca o vidro da janela e constrói luminárias e faz separações de ambientes. No Brasil temos a arte feita em vidros na “cafeteira Colombo”. Alphonse Marie Mucha apresenta imagens com referências muito fortes para empresas como “O Boticário”, além de fazer cartazes para peças de teatro.

2 comentários:

marlinho_hc disse...

Parabéns ! Me ajudou muito com meu trabalho de artes, te agradeço ;D

Unknown disse...

Muito bom!! Mas alguém sabe me dizer onde compro e também encontro quadros e curso de Art Nouveau em Belo Horizonte?? Obrigado