quarta-feira, 4 de abril de 2007

A certa diferença entre uma paisagem romântica e uma impressionista.
Na paisagem impressionista é mostrada que na natureza, o raio luminoso é composto. Além de ter o claro e escuro, tem outras cores. Apresenta também variedades de tons de cores nos quadros. Já na paisagem romântica além de mostrar todo seu realismo e por continuas modificações das cores na natureza, causadas pela luz solar.





Paisagens Românticas x Impressionistas

Podemos ver essas diferenças de paisagens nos quadros de Edgar Degas, pintor impressionista, onde seus conceitos que já são da fotografia, ele trás para a pintura, além concentrava na idéia de movimento e utilizar temas como o balé, os cavalos e cenas do dia-a-dia. Degas mostra essas características no seu quadro tanto em The Dance Class, que mostra também além de uma perspectiva e uma certa nitidez, outra característica importante é a presença de um enquadramento na pintura. Em At The Races Before The Start, além de dar o enquadramento, mostra muito bem essa idéia de movimento. Um pintor romântico que se opõem a essa idéia de movimento é Théodore Géricault, onde em muito de seus quadros, ele constrói ideias de movimento na sua cabeça. Um exemplo disso é a corrida de Epson, onde todos os cavalos estão em uma mesma posição, onde ele tira essa idéia de movimentação da sua cabeça.



Arte Japonesa

A arte japonesa começa a se desenvolver quando surge o período Edo (Ukiyo-e). A gravura muito utilizada é uma arte independente e o que se passa para a madeira são os desenhos das matrizes de cada cor, feito isso cada matriz é gravada numa folha de papel, formando a imagem final que é uma gravura. A única relação com a pintura é que a gravura também é uma imagem.. Um dos artistas fundadores do período foi Hishikawa Moronobu, seus temas preferidos eram flores e pessoas. Devido à quantidade de pinturas, Moronobu desenvolveu as pinturas em blocos de madeira.



Outros artistas que marcaram foram Torii Kiyonobu, criador de uma escola chamada Yakusha-e, que fazia retratos em madeiras. Ele passava a produzir bastantes cartazes de teatro, com isso teve facilidade em reproduzir retratos de atores, aplicando linhas fortes. Uma pintura em especial chama a atenção é quando ele usa apenas duas cores e aplica seus diversos tons.


Nishikawa Sukenobu era considerado um dos mais importantes gravuristas, além de ilustrados de livros seus temas preferido eram cenas do dia-a-dia, as mulheres e etc. Uma de suas características era a facilidade de aplicar os traços, além de pintar as mulheres todas com um padrão de beleza. Em suas pinturas usava poucas cores e há uma curiosidade por parte dos especialistas na arte oriental, que ao eliminar uma cor os trabalhos de Sukenobu ganham mais realce.




Já Okumura Masanobu dedica grande parte de sua atividade à ilustração de obras poéticas e literárias. Realiza junto a algumas paisagens, cenas que tinham como centro a vida da mulher. Uma de suas pinturas é uma mulher vestindo um belo quimono sobre um pássaro. Mostra uma certa harmonia entre a mulher voando em cima do pássaro.
Um fato curioso de ser citado é que a arte japonesa antiga foi uma influencia para a criação do mangá atual.

Nenhum comentário: